Eduardo Araújo
Meu carro é vermelho

Nascido José Fernando Gomes dos Reis em 12 de janeiro de 1963, São Paulo SP, Nando Reis passa a figurar no cenário rockandroll nacional no início dos anos 80, ao integrar a banda Titãs.
No grupo atuou como baixista, cantor, violonista e também compondo, o que lhe deixaria em destaque entre os nove integrantes iniciais da banda.

Logo após a gravação do álbum “A Melhor Banda de Todos os Tempos da Última Semana”, em 2001 com o Titãs, à época alegando "incompatibilidade de pensamento", Nando Reis sairia da banda para sua carreira solo. Em entrevistas teria informado ainda estar abalado com a morte dos amigos Cássia Eller e Marcelo Fromer, e que assim gostaria de dar um tempo em sua carreira para em seguida retomá-la como artista solo. Apesar de sua saída da banda ter sido um pouco tensa, hoje o músico e os atuais componentes do Titãs já se falam normalmente; Nando inclusive chegaria a participar do show de 30 anos de carreira dos Titãs no Espaço das Américas, em São Paulo, ocorrido na noite de 6 de outubro de 2012.

Nando Reis é reconhecido como um dos maiores compositores da sua geração, autor de sucessos como "Diariamente" (com sua ex-namorada Marisa Monte), "All Star", "O Segundo Sol" e "Relicário", gravados por Cássia Eller, "Resposta" e "É Uma Partida de Futebol" gravados pelo Skank, "Do Seu Lado" gravado pelo também mineiro Jota Quest, e "Onde Você Mora?" e "Querem o meu sangue", estas gravadas pelo grupo Cidade Negra.
Em 2012, Nando figuraria na lista dos dez artistas que mais lucram com direitos autorais no primeiro semestre daquele ano, segundo o Ecad.
Nando Reis também faz uma participação na trilha sonora oficial do filme biográfico “Dois Filhos de Francisco”, álbum lançado em 2005, interpretando a faixa "O Lavrador" ao lado de Wanessa Camargo, filha de Zezé Di Camargo.
Acompanhado pela banda ‘Os Infernais’, em 2014 seu álbum “Sei Como Foi em BH” é indicado ao Grammy Latino de “Melhor Álbum de Rock Brasileiro”.
Em fevereiro de 2016, é anunciado oficialmente a produção do novo álbum do artista, com participações de seus ex-colegas de Titãs Paulo Miklos, Branco Mello, Sérgio Britto e Arnaldo Antunes, além das cantoras Pitty, Luiza Possi e Tulipa Ruiz. Especula-se que hajam outras participações especiais como os músicos Peter Buck (ex-R.E.M.) e Mike McCready (Pearl Jam, Mad Season), bem como a de seus quatro filhos Zoé, Sophia, Theo e Sebastião, que formam a dupla 2Reis.
Na mesma época, o cantor, juntamente aos “Paralamas do Sucesso” e às cantoras “Paula Toller” e “Pitty”, participam da turnê “Nivea Viva Rock Brasil”, uma série de sete shows em homenagem ao rock brasileiro.
Em 2016, é anunciada a participação de Nando Reis em algumas faixas do “Levee Walkers”, formado por Mike McCready, Duff McKagan (Guns N' Roses/Velvet Revolver) e Barrett Martin (Mad Season/Screaming Trees) - este último, já parceiro do artista em alguns trabalhos anteriores.
Em novembro de 2016 é aguardado o lançamento de seu novo CD "Jardim-pomar", cuja capa é assinada pela artista plástica Vânia Mignone.
Torcedor do São Paulo Futebol Clube, Nando Reis também navega por outra atividades, à exemplo de uma temporada em que assina uma coluna semanal sobre o tema no jornal O Estado de S. Paulo, além de ter lançado em 2009 o livro infantil “Meu Pequeno São-Paulino”, pela editora Belas Letras, que aborda a paixão de um torcedor do São Paulo e as conquistas de seu time.
Às vezes meio polemico, mas muito bem resolvido como profissional e como pessoa, teria declarado em entrevistas de 2010 e 2011 ser ateu, e ter atração por homens e mulheres.
Pai dos cinco filhos Theodoro, Sophia, Sebastião, Zoé e Ismael, mantém uma carreira sólida e estável, sempre frequentando a mais alta casta do Rock nacional, posicionando-se como um dos mais respeitados representantes da música nacional.
Nando Reis é incluído na Rockwalk Brasil® – A Calçada da Fama do Rock, em 18 de junho de 2016, juntando-se às dezenas de celebridades que desde os anos 50 contam a história do Rock brasileiro.

Site oficial

© 2017 Rockwalk Brasil®
WP       XHTML       CSS
A Calçada da Fama do Rock

       0

» Categoria "Músico"



» Categoria "Especial"



» Categoria "In Memoriam"