Publicado em 01/02/2016

Grupo mineiro entra para o hall das celebridades do rock nacional

Grandioso “patrimônio da música brasileira” e maior tributo ao rock nacional, a Rockwalk Brasil® acaba de homenagear a banda mineira 14 Bis incluindo o grupo na “Calçada da Fama do Rock”, honraria que apenas um seleto grupo formado por celebridades de reconhecida contribuição à história do rock nacional, vem recebendo desde a fundação do projeto, em maio de 2008.

Comemorando mais de três décadas de história e sucesso com a nova turnê ‘14 Bis – 35 Anos‘, que reúne os clássicos da carreira e outros hits memoráveis, se inspirando com criatividade e muito talento em ícones como Beatles e Renato Russo, sem deixar, é claro, sua característica sonoridade que mistura rock clássico com progressivo, Clube da Esquina com música clássica e country music ao regional brasileiro, resultando assim no DNA do 14 Bis.

Sempre lembrados pelo verso da ‘Canção da América‘, “amigo é coisa pra se guardar” (do primeiro disco, presente inédito de dois amigões, o já saudoso Fernando Brant e Milton Nascimento, também produtor da estreia fonográfica da banda), assim como pelos compassos marcantes de “Planeta Sonho”, os quatro amigos que amam tocar, cantar e compor juntos, permanecem arrebanhando cada vez mais fãs, que lotam seus shows. Um fato curioso é esse público atual não se dá conta de que quando o grupo estourou, há mais de 35 anos, ainda com Flávio Venturini na formação, irmão mais velho de Cláudio que seguiria carreira solo em 1987, a maioria sequer havia nascido.

Flávio Venturini, sempre numa brecha nas agendas, pode ser visto de volta ao palco com eles.

Os grandes sucessos ‘Todo Azul do Mar‘, ‘Caçador de Mim‘, ‘Natural‘, ‘Mesmo de Brincadeira‘, ‘Nova Manhã‘ e ‘Mais Uma Vez‘, entre outras tantas canções com seus vocais e instrumental incríveis, letras e melodias irresistíveis, são a prova da magia atemporal do 14 Bis, que, assim como a nave pioneira do visionário Santos Dumont que deu nome ao grupo, após mais de 35 anos de carreira, continuam sonhando o futuro.

O grupo 14 BIS, cuja formação original permanece intacta desde sua fundação em 1979 com Cláudio Venturini (guitarra e voz), Sérgio Magrão (baixo e voz, único carioca do grupo), Vermelho (teclados e voz) e Hely Rodrigues (bateria), atendendo ao convite da equipe Rockwalk Brasil®, visitou a sede do Espaço Cultural em Ribeirão Preto SP numa tarde ensolarada de sábado, 30 de janeiro de 2016.

Na oportunidade, os músicos deixaram as impressões de suas mãos e autografaram a placa de concreto especial mais famosa e prestigiada do Brasil, além de autografar uma guitarra que passa a integrar a “Galeria Rockwalk”, posar para muitas fotos e receber a placa comemorativa de inclusão no rockhall da fama diretamente das mãos de Marcio Mota, o fundador do projeto:
“Pelas atribuições como criador da Rockwalk Brasil, como Presidente do INROCK – Instituto Cultural Calçada da Fama do Rock, e como Presidente executivo do Comitê Rockwalk, e em nome de todo o nosso colegiado, declaro que a partir desta data, os componentes da banda 14 BIS recebem – oficialmente – o título de ‘rockwalkers’, e passam a integrar o rockhall das celebridades que compõe a Rockwalk Brasil®, eternizados assim na Calçada da Fama do Rock brasileiro”, declarou Marcio Mota, no momento da entrega da placa comemorativa ao grupo.

Cerca de 50 ícones da história do Rock nacional já foram agraciados com a honraria nas categorias ‘Músico’ e ‘Especial’, além de outros 50 nomes na categoria ‘In Memorian’. Essas placas serão concretadas definitivamente no novo “Espaço Cultural Rockwalk Brasil”, na cidade de Ribeirão Preto, incluindo outras atrações alusivas ao Rock como a “Expo Rockwalk Brasil”, uma exposição permanente e gratuita sobre a História do Rock, a “Escola The Rock”, o “Rockwalk PUB Café”, a “Rockwalk Store” e os “Estúdios Rockwalk” de Áudio e Vídeo. Atualmente o Lugar recebe apenas as celebridades ligadas ao Rock, tendo o acesso ao público restrito a convidados e a visitas agendadas.
A previsão é de que a inauguração do novo Espaço, com total acesso ao público, aconteça ainda no segundo semestre de 2016.



© 2017 Rockwalk Brasil®
WP       XHTML       CSS
A Calçada da Fama do Rock

       0

» Categoria "Músico"



» Categoria "Especial"



» Categoria "In Memoriam"