Publicado em 01/04/2015

Placa Luminosa é incluída na Rockwalk Brasil®

O grupo Placa Luminosa, sucesso dos anos 70/80 e que permanece na estrada até hoje, levou uma multidão de fãs e jornalistas para uma performance ao vivo que comemorou a sua inclusão na “Rockwalk Brasil, a Calçada da Fama do Rock”. O evento aconteceu no dia 19 de março de 2015, na cidade de São Paulo, culminando com um belíssimo show que encerrou mais uma temporada de sucesso do evento “Rock In Concert”, realizado periodicamente no Shopping SP Market desde 2013.
Com casa lotada, a banda apresentou seus maiores hits que contaram com a participação do público que entoou com o Placa canções inesquecíveis como “Fica Comigo” e “Mais uma Vez”. Após o show, a cerimonia de captação das impressões das mãos dos integrantes Ari e Ribah Nascimento, Luizão Gadelha, Edu Amaral e William Sant’ana na placa de concreto aconteceu sob muitos aplausos, flashes e assédio dos fãs que disputavam autógrafos e fotos com seus ídolos.

Reconhecimento
Indicada pelo Comitê Rockwalk Brasil, a Banda Placa Luminosa gravou assim sua placa de concreto durante cerimonia ao vivo, na presença de fãs e imprensa, integrando-se definitivamente ao Rock Hall das celebridades que compõe a Rockwalk Brasil, a Calçada da Fama do Rock. Na oportunidade, recebeu das mãos do fundador e presidente da Rockwalk Brasil Marcio Mota, a placa comemorativa de inclusão oficial no projeto, que vem homenageando ícones da música brasileira desde 2008.

A consagrada banda Placa Luminosa, fundada em janeiro de 1977, é definitivamente reconhecida por sua importância no cenário musical brasileiro; entre suas relevantes conquistas, pode se destacar que suas canções:
* “Velho Demais” – seu primeiro sucesso – foi trilha da novela “Sem Lenço, Sem Documento” (TV GLOBO – 1977 / 78);
* “Fica comigo” – trilha da novela “Top Model” (TV GLOBO – 1988 / 89);
* “Ego” – trilha da novela “Mico Preto” (TV GLOBO – 1990 / 91);
Entre as muitas canções que explodiram com o Placa Luminosa, e que tocam até hoje nas rádios do país, estão “Mais Uma Vez”, “Não Diga Nada”, “Faz De Conta”, “Leva”, “Amor Perfeito”, “Anjo”, “Chuvas e Trovoadas” e “Pensando Nela”.

Fundado pelos irmãos Ari e Ribah Nascimento, baixo e guitarra, que permanecem até hoje, juntamente com o saudoso cantor Jessé, que integrou o grupo até 79 quando iniciou carreira solo, o Placa Luminosa, no início de carreira, foi a banda de apoio que acompanhou Tim Maia entre 79 e 81.
Logo outros artistas consagrados também fariam shows com o Placa, como Cesar Camargo Mariano, Erasmo Carlos, Ney Matogrosso e Jorge Benjor.
Mesmo com a boa execução no rádio e um relativo sucesso, o Placa permaneceu na estrada fazendo, basicamente, bailes pelos maiores clubes de todo o país inteiro.
O ano de 1981 foi especial na história do Placa, quando o músico Raul de Souza, considerado à época “o 3º melhor trombonista do mundo”, segundo a revista Downbeat, ao chegar de Los Angeles à procura de uma banda que pudesse tocar com ele em inúmeras apresentações em São Paulo, incluindo a gravação de especiais para as TVs Cultura e Bandeirantes, convida a banda para a parceria, um ‘golaço’ para um ‘grupo de baile’, tido como uma atividade de menor importância.
Ainda em 1981, gravam o LP “Néon”, disco de estreia do novo estilo MPB-POP-ROCK-SOUL, hoje bem definido no novo CD “Beleza que se espalha”.
Logo após “Neon”, e com o nome já consagrado no meio musical, surgem várias oportunidades de trabalho, agora com nomes de expressão no cenário musical nacional a exemplo de Erasmo Carlos, Tim Maia e Cezar Camargo Mariano, que logo os recomendaria para Ney Matogrosso, naquele momento à procura de uma banda para o show “Destino de aventureiro”. Dessa vez seria então uma ‘goleada’; segundo o próprio cantor, o melhor show de sua belíssima carreira. Juntos, Placa e Ney, em 11 de janeiro de 1985, entrariam para a história como a primeira atração, o show de abertura para mais de 130 mil fãs, do primeiro “Rock in Rio”, hoje o maior Festival de Música do mundo. O Festival reuniu, em 10 dias, um público de cerca de 1.38 milhões de pessoas.
30 anos depois, o destino faz com que o Placa seja homenageado com sua inclusão na “Rockwalk Brasil, a Calçada da Fama do Rock”, cujo projeto tem como presidente de honra convidado o empresário Roberto Medina, o idealizador do Rock In Rio.



© 2016 Rockwalk Brasil®
WP       XHTML       CSS
       0

» Categoria "Músico"



» Categoria "Especial"



» Categoria "In Memoriam"